Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

STF e STJ vão usar inteligência artificial para compartilhar dados

A medida possibilitará ganhos em celeridade processual e racionalidade de atividades jurisdicionais, evitando o trâmite desnecessário de processos em todas as instâncias.

Publicado por Pedro Henrique Keller
há 3 anos


Um acordo de cooperação entre o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça prevê conhecimento compartilhado de informações entre as duas Cortes por meio do uso de ferramenta de inteligência artificial para a identificação de precedentes judiciais.

A proposta utiliza inteligência artificial já disponível no STJ para buscar processos antes que cheguem ao STF. Como a sistemática processual brasileira permite a interposição conjunta de recurso extraordinário (RE) para o STF e de especial para o STJ, mais da metade dos REs chegam ao STF após a tramitação no STJ – em 2020, esse valor foi equivalente a 57% dos recursos.

Assim, a Secretaria de Gestão de Precedentes (SGP) do Supremo poderá propor à Presidência novos temas de repercussão geral, a partir da seleção de processos paradigmas, antes mesmo de os recursos extraordinários chegarem à Corte. A medida possibilitará ganhos em celeridade processual e racionalidade de atividades jurisdicionais, com impacto direto na redução da litigiosidade nacional, evitando o trâmite desnecessário de processos em todas as instâncias.

A cooperação também irá permitir que o STJ, verificando se o tema já foi submetido à sistemática da repercussão geral, baixe o processo às instâncias de origem antes do julgamento do recurso especial lá ajuizado, para adequação de recursos às teses estabelecidas pelo STF sob o rito da repercussão geral.


* Com informações do STF



  • Sobre o autorEspecialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho
  • Publicações124
  • Seguidores161
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações50
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-e-stj-vao-usar-inteligencia-artificial-para-compartilhar-dados/1234107640

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)